terça-feira, 16 de março de 2010

Aula departamental na Secretaria da Educação




Professores das EMEF

Raimunda Melo, Sizenando,
Zefinha Mota, Sabino e Humberto Lucena







Desenvolvemos propostas de trabalho para o dia do circo e a constituição











Piolim – o maior palhaço do Brasil

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

Seu pai havia sido dono de circo quando esse era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.

Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.

Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Março - Datas Comemorativas - Brasil Escola






Constituição – as leis que regem uma nação

No dia 25 de março comemora-se o dia da Constituição, em virtude da primeira constituição ter sido outorgada nesta data, no ano de 1824. Nesta estavam dispostas a forma de governo, que então era republicana, e a forma de estado como federalismo.

O sistema presidencialista de governo instituiu a divisão dos três poderes em executivo, legislativo e judiciário, tornando-os independentes, onde os mesmos deveriam preservar a integridade e a harmonia em suas relações em prol de benefícios ao país.

O chefe máximo do executivo é o Presidente da República; do legislativo, é o Congresso Nacional, através da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; e do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal, através dos juízes e tribunais federais, subdivididos pelos estaduais.

A Constituição é a carta magna de um país, é ela que estabelece as regras, a ordem e os princípios que devem ser seguidos por governantes, entidades e população. Através dela a população tem seus direitos e deveres garantidos.

Para se estruturar a Constituição em um país, deve-se montar uma assembleia constituinte a fim de definir as leis que serão adotadas e exercidas. Porém, as reformas às mesmas são feitas através do poder constituinte.

A constituição em vigor no Brasil foi promulgada no ano de 1988, após o período de ditadura militar, com a adoção das eleições diretas, onde o povo retomou o direito da escolha ao seu governante. Os deputados e senadores eleitos na época foram os responsáveis pela elaboração da constituição que vigora até hoje no país.

Além da constituição federal, cada Estado possui a sua constituição, porém estas não podem ferir os princípios das leis federais.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Março - Datas Comemorativas - Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário